Criar uma Loja Virtual Grátis
quilopodes
quilopodes

              Quilópodes

Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. Como exemplo podemos citar as lacraias e as centopéias. Atualmente existem mais de 581 espécies descritas.

O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .

A maioria das espécies mede menos de 5 cm de comprimento mas algumas atingem os 25 cm. Os quilópodes possuem 1 par de antenas e seu sistema respiratório é traqueal.

Possuem garras na cabeça utilizadas para injetar o veneno na presa, veneno este que não é letal para o homem, porém causa muita dor.

Seu habitat é em galerias pluviais, canalizações subterrâneas e em troncos em decomposição, lixo etc..

O sistema de reprodução é sexuado, as fêmeas colocam seus ovos e tem muito cuidado com eles. O sistema digestivo é completo, começando na boca e terminando no ânus. 

 

 

Curiosidades:

 

- Algumas espécies de centopeias possuem até 191 pares de pernas.

 

- A maior espécie de quilópode é a Scolopendra gigantea, também conhecida como centopeia gigante da Amazônia. Ela possui 30 cm de comprimento.

 

- O veneno dos quilópodes não é mortal para a maioria dos seres humanos. Porém, se uma pessoa for alérgica ao veneno, pode ter um choque anafilático e morrer após receber uma picada destes animais. Pessoas que não são alérgica vão sofrer forte dor local, após serem picadas.